Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Comercializar uma arte que a princípio era gratuita



Quando se pensa em arte de rua se pensa em grafite, em cores vivas, em alegria e é claro, em arte. Uma arte que está ganhando força e status adquiridos com muito suor. Foram necessários anos e anos pintando nas ruas, grafiteiros dedicando seus tempos livres e investindo no material (tintas spray) para que o público finalmente aplaudisse de pé este movimento inovador.

Levou tempo mas aconteceu!  Hoje vemos grandes nomes que vieram das ruas migrando para as maiores galerias de arte no Brasil e no mundo. A arte de rua está sendo comercializada e se tornando interesse de muitos marchands. Estão todos de olho em quem acontece nas ruas. O coletivo Fleshbeck Crew é pioneiro no grafite do Rio de Janeiro, e já contam com mais de 60 exposição por aqui e pelo mundo. Eles acreditam que essa é a arte da nossa geração, que é tão inovadora quanto os outros movimentos como expressionismo, cubismo, etc….é uma arte que veio para ficar marcada na história assim como as demais.

Há galerias como a Choque Cultural, localizada em São Paulo, cujo foco é a arte urbana. Baixo Ribeiro,  dono da galeria,  diz que o espaço surgiu por necessidade de mostrar aquela arte que ele via espalhada pela cidade, e que despertava interesse em saber mais sobre aqueles artistas que estavam sempre nas ruas.

Outras galerias como a Fortes villaça que foca em arte contemporânea e moderna mostrou uma enorme exposição da dupla “Os Gemeos”, e a resposta do público surpreendeu a todos. Todas as telas foram vendidas em um tempo muito curto. As salas da Galera Fortes Villaça que costuma abrigar exposições de nomes de peso da arte nunca estiveram tão coloridas e com um público tão diversificado. “Os Gemeos” inclusive fizeram uma intervenção inovadora na parte externa da galeria, transformando-a em um de seus personagens.








Há quem diga que esta dupla contribuiu muito para o crescimento e o reconhecimento da arte de rua. Eles são conhecidos mudialmente e hoje vendem suas telas por preços muito altos. 

Quem ainda dúvida que o grafite é arte....é melhor começar a abrir a cabeça, ou melhor, o olho! Olhe em volta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário